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quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Você se comporta bem no Consultório do seu Dentista?


Aviso Importante aos Leitores
O Blog “Saúde Periodontal, Periodontite e Gengivite” mantido pela Cirurgiã Dentista Thais Gonçalves Zillo tem como finalidade esclarecer e educar a população sobre os assuntos Odontológicos de relevante interesse da coletividade. Não visamos autopromoção ou sensacionalismo, preservando a ética e o decoro da profissão, razão pela qual não fornecemos consulta, diagnóstico ou prescrição de tratamento, tampouco emitimos opinião sobre tratamento realizado por terceiros. Destacamos que a Odontologia é uma profissão que se exerce, em benefício da saúde do ser humano e da coletividade, sendo considerada como uma ciência de meios e não de resultado, uma vez que cada paciente possui particularidades que interferem diretamente na técnica empregada pelo Cirurgião Dentista e no sucesso do tratamento executado. Dessa forma, orientamos que havendo dúvidas sobre a sua saúde bucal ou quanto ao seu tratamento odontológico, que seja consultado o seu Cirurgião Dentista.


Tem certeza que você se comporta bem no Consultório Odontológico? Vamos fazer um pequeno teste?
Para cada SIM, some 3 pontos e vamos ver o resultado no final da postagem!

1. Você pede receita de medicamento que o seu médico prescreveu?
Apenas o seu médico pode receitar medicamentos para problemas médicos. Apesar do carimbo do cirugião dentista permitir a prescrição de todo e qualquer medicamento, isso não lhe dá competência para fazê-lo. Se o medicamento terminou, retorne em consulta com o médico, para que ele possa prescrever (ou não) o medicamento para você.

2. Você pede atestado, mesmo quando não precisa se afastar das atividades?
Um atestado fornecido pelo cirurgião dentista é um documento aceito legalmente, portanto deve transmitir a verdade. Não peça atestados falsos, ou inverossímeis! Se for necessário jamais será recusado o direito de obter um atestado, mas caso contrário, o cirurgião dentista poderá (e deverá) negar-se a fornecer esse documento.

3. Você faz comentários desagradáveis na sala de espera?
Por motivos muitas vezes alheios a vontade do cirurgião dentista, seu tratamento pode ter sido incômodo, doloroso, demorado, caro ou tudo junto, mas falar sobre isso na sala de espera pode assustar um paciente que está indo ao consultório pela primeira vez e que não conhece o cirurgião dentista ainda. Sabe o que você acabou de fazer? Levou medo, ansiedade e expectativas ruins para uma pessoa. O que você ganhou com isso? Nada. Seja discreto, se houver alguma insatisfação fale ao seu cirurgião dentista e somente à ele. Particularidades do seu tratamento não devem ser partilhadas na sala de espera com outros pacientes.

4. Você atende o telefone celular durante a consulta?
O cirurgião dentista tem uma agenda, com tempo programado para cada paciente. Se você atende o celular, alguns minutos de consulta são perdidos, podendo se acumular gerando atrasos no atendimento e bagunça na agenda. Deixe seu celular no modo silencioso e evite atender ligações durante a consulta. Desse modo, você coopera com a pontualidade do seu cirurgião dentista.

5. Você chega atrasado à consulta?
Você pode me dizer que nunca é atendido no horário e por isso não se esforça para ser pontual. Normalmente, programa-se a agenda de acordo com o procedimento planejado para cada paciente. Não é raro nos depararmos com imprevistos e o procedimento ser mais demorado que imaginávamos. Isso gera atrasos acumulados com o tempo em que eventualmente esperamos outro paciente chegar. Seja pontual, mesmo que seu cirurgião dentista esteja atrasado com frequencia, chegar no horário pode ajudar a ajustar a agenda e até te colocar no horário anterior ao seu, caso o outro paciente se atrase muito ou falte à consulta. Por falar em faltas...

6. Você falta às consultas?
O maior problema na agenda de um cirurgião dentista é faltas. A agenda fica preenchida, o paciente não comparece e aquele que está precisando do horário não tem como ter sua consulta adiantada.  Claro que imprevistos acontecem, mas se puder avisar que não comparecerá à consulta com antecedência de pelo menos 24 horas, melhor. Assim a agenda pode ser preenchida e os tratamentos agilizados.

7. Você faz da cadeira odontológica um divã de analista? 
Mesmo quando muito educado e atencioso, o cirurgião dentista não é psicólogo, psiquiatra ou analista. Pode ser um bom amigo, mas ele está em horário de trabalho. Se quiser bater um papinho, deixe para o final da consulta e certifique-se que não há ninguém esperando, para não gerar os tão odiados atrasos no atendimento.

8. Você pede aquela famosa "olhadinha" para seu acompanhante?
Aquele tempo da "olhadinha" que você acha que não custa nada para seu cirurgião dentista, custa muito caro. O cirurgião dentista vive de odontologia, ele  tem despesas e paga contas, igual a qualquer outro trabalhador. Para fazer um diagnóstico e planejar um tratamento, o cirurgião dentista estudou e investiu na sua eduação, fazendo cursos e participando de congressos e encontros. Além disso, o consultório tem um custo elevado que é pago pelo cirurgião dentista através da sua produtividade. Além de ser infração ética, essa gratuidade para você gera uma conta que é paga por alguém: seu cirurgião dentista. Agende e pague pela consulta de diagnóstico. O seu cirurgião dentista é um profissional em que você confia, valorize seu trabalho.

9. Você permite que seu filho mexa em tudo no consultório?
Muitas vezes é necessário levar os filhos para o consultório, quando não há alguém para cuidar. Mas é fundamental controlar o comportamento da criança. Não permita que a criança bagunce ou quebre coisas no consultório. Não espere que a secretária, auxiliar ou o próprio cirurgião dentista chame a atenção da criança. Se seu filho for agitado, leve algo para distrai-lo. O ideal é não levar a criança se não houver outro adulto para cuidar.

Agora, some os pontos e vamos ao resultado:

Nenhum Ponto? Parabéns!!!! Você é o paciente-modelo!!
3-9 Pontos: De uma maneira geral, você se comporta bem. Provavelmente não tenha percebido um ou outro comportamento inadequado, mas a partir de hoje vai se esforçar para corrigir, certo?
12-18 Pontos: Tsi tsi tsi... Você não se comporta bem! Mas agora você já sabe o que fazer para se tornar um paciente-modelo, não é mesmo?
21-27 Pontos: Xiii, péssimo, hein?! Vamos rever o comportamento e ajudar o cirurgião dentista a trabalhar de forma tranquila?

Na Odontologia, em todas as suas áreas (especialidades), existem inúmeras técnicas de tratamento que podem ser indicadas para o mesmo caso dependendo tão somente das condições de saúde bucal do paciente, diagnóstico do profissional e técnicas com que o mesmo trabalha.